Boas praticas para uso de Substrato

28/11/2019 08:37

BOAS PRATICAS PARA USO SUBSTRATO AGRICOLA

 

 

Visando manter a qualidade e sanidade dos nossos substratos e obter o máximo do potencial dos mesmos, formulamos as dicas abaixo.

 

  1. Acondicionamento

Material ensacado, evitar colocar diretamente sobre piso ou solo descoberto, ideal utilizar paletes de madeira e proteger da luz solar direta sobre as embalagens, o material tem uma umidade controlada quando sai da indústria, se ficar muito tempo armazenado essa umidade pode se perder e ai haverá necessidade de reposição antes do uso, em média 5 litros de água por saco, homogeneizar essa água ao produto.

Material a granel, tomar cuidados extras, se for acondicionar em solo com lona plástica, antes de estender a lona, se possível, umedecer o solo e polvilhar cal hidratada (de construção) 1,5 kg por metro quadrado e somente após estender a lona e ai bascular o substrato encima. Outro cuidado importante é esterilizar as botinas das pessoas que forem manusear esse material, sempre pisar antes em uma boa porção de cal hidratada. Caso o material a granel fique armazenado por mais de 15 dias, há necessidade de uma vez por semana descobrir o mesmo e jogar água de qualidade, molhando razoavelmente bem toda a superfície e ai volta a cobri-lo com a lona.

  1. Recipientes de plantio

Caso os recipientes a serem utilizados (bandejas plásticas e ou isopor, vasos plásticos, jardineiras,..) forem de reuso esterilizar os mesmos com produtos disponíveis no mercado para essa finalidade.

  1. Manejo de água e nutrição

Formulamos vários substratos, cada um tem suas peculiaridades próprias e assim sendo, a demanda de água e nutrientes também são diversos, os materiais mais porosos tendem a reter mais umidade entre as partículas, porém se o manejo de água for excessivo vai lavar os nutrientes com maior facilidade também e com isso haverá necessidade de repor esses nutrientes via fertirrigação, paralelo a isso, tem a demanda de água e nutrientes de cada cultura, para evitar estender nesse assunto, nos colocamos a disposição para orientação.

 

Para obter sucesso em um cultivo, importante ter o acompanhamento técnico de um Técnico Agrícola e ou Engenheiro Agrônomo especializado no segmento, pois há muitos fatores importantes ao longo do processo produtivo.

 

 

Bioflora Substratos Agrícolas, qualidade, sanidade e responsabilidade no que produz.